Formação de mulheres líderes, capacitando, acompanhando e monitorando 1.200 mulheres em situação de vulnerabilidade.

Copa Capital

O que é o projeto Empodera?

É um programa desenvolvido por meio de Termo de Colaboração celebrado entre a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal e o Instituto Axiomas que visa a capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade, moradoras do Distrito Federal.

O programa capacitará o total de 1.200 mulheres, sendo 600 a cada semestre.

Qual o objetivo?

O objetivo é promover o desenvolvimento mulheres em situação de vulnerabilidade, a partir da criação de uma rede de lideranças femininas, por meio de uma atuação transformadora como protagonistas em sua comunidade.

Entende-se que ao oferecer formação em lideranças femininas as mulheres sintam-se capazes de atuar de forma proativa e organizada na defesa e garantia dos direitos na sua comunidade formando redes de apoio para a promoção e proteção das mulheres.

Quais conteúdos serão desenvolvidos?

As aulas terão como conteúdo programático as seguintes matérias:

  • Estrutura e organização do Governo do Distrito Federal com base na lei orgânica do DF;
  • Feminismo e Identidade de Gênero
  • Lei Maria da Penha e Direitos das Mulheres;
  • Organização Social e Combate à Violência e Rede SUAS;
  • Estrutura de documentações oficiais.

Dentro desse conteúdo programático, as alunas desenvolverão habilidades que as capacitará a exercer a liderança.

O que é Empoderamento feminino?

Empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros, além de fortalecer o posicionamento das mulheres em todos os campos sociais, políticos e econômicos.

Como o programa te ajudará a se tornar uma líder?

Uma mulher líder se destaca pela forma de participação que implementa em sua comunidade e no meio social em que está inserida. Ela busca, geralmente, fomentar junto à sua comunidade, o desenvolvimento do senso crítico para que eles possam cobrar seus direitos.

Ao final da capacitação, essas mulheres serão capazes de atuar tanto como líderes comunitária, vendo os problemas de sua comunidade, analisando e agindo, quase sempre em parceria com equipamentos públicos. Entretanto, também serão capazes de desenvolver as lideranças dentro de outros meios sociais, podendo exercer influência dentro do ambiente de trabalho, familiar ou social, visando a garantia e proteção dos direitos das mulheres.

Informações Gerais


Transparência

Para acessar nossa página de transparência clique aqui.